< Voltar

Exames solicitados em checkup de saúde

Tá precisando fazer um checkup, não tem convênio médico e a grana tá curta?

E se antes mesmo de ir ao médico você já soubesse quais os exames essenciais devem ser realizados para um diagnóstico do seu checkup?

Se você não tem convênio e a grana estiver curta, você pode inverter esse processo e realizar o exame antes de se consultar com o médico.

Quando você realiza um exame particular, você não precisa estar de posse do pedido médico, basta assinar um termo de autorização, apresentar o seu documento de identificação original e pronto!

Claro que alterar a ordem dos fatores e realizar os exames antes de ir ao médico não o exime de  apresentá-los para que seu médico de confiança possa interpretá-los e lhe direcionar sobre o seu estado de saúde, indicando eventuais tratamentos.

Eu particularmente fiz isso durante vários anos em que estive sem convênio médico. 

Já sabia quais os exames precisavam ser feitos para investigar como andava a “minha” anemia recorrente.  (A relação de longa data fez com que eu me apegasse a ela, por isso o “minha” ?? – tá bom eu sei que esse é um relacionamento abusivo e nos últimos meses botei ela para correr ???)

Com isso quando eu ia ao médico já de posse dos resultados ele avaliava as evidências e dava início ao tratamento imediatamente. Eu não precisava aguardar 15 dias ou mais para iniciar o tratamento apenas após retorno, a consulta de retorno continua existindo e agora no retorno o médico avalia o tratamento realizado e sinalizava possíveis ajustes para os próximos meses.

Alguns laboratórios têm uma descrição de quais são os principais exames a serem solicitados em caso de checkup para uma avaliação completa do estado de saúde do paciente. È o caso dos laboratórios Alta Diagnóstico, Hermes Pardini e Fleury, por exemplo.

\"\"
*fonte: Fleury Laboratórios

Links de exames mais solicitados para checkup segundo os laboratórios:

Alta Diagnósticos >>>>>>>> https://altadiagnosticos.com.br/saude/check-up-medico-completoHermes Pardini>>>>>>>>>https://www.hermespardini.com.br/blog/?p=115

Não poderíamos deixar de falar um pouco mais sobre os nove tipos mais comuns de exame de sangue e pra que eles servem:

HEMOGRAMA

O exame de hemograma serve para avaliar as três principais células do nosso sangue:

  • Glóbulos vermelhos (hemácias);
  • Glóbulos brancos (leucócitos);
  • Plaquetas coagulação sanguínea);

 O exame confirma ou indaga um diagnóstico e monitora um tratamento que está sendo feito pelo paciente e verifica se há alguma alteração no organismo do indivíduo.

EXAME DE SANGUE QUE DETECTA HIV

O exame possibilita o diagnóstico da doença através da coleta de sangue e pode ser feito de forma anônima. O teste pode resultar em não reagente (negativo) ou reagente (positivo). Caso o primeiro resultado tenha dado não reagente, mas o paciente foi exposto pelo vírus, o exame deve ser refeito no intervalo de 2 meses.

EXAME DE SANGUE DE COLESTEROL

Através da coleta do sangue, é possível analisar os níveis de Colesterol Total (CT), Triglicerídeos (TG) e Colesterol da Lipoproteína HDL (HDL-C) e se há alguma anormalidade que deve ser tratada.

EXAME DE TRIGLICERÍDEOS

O diagnóstico é realizado através de exames de sangue e faz parte do perfil lipídico, também composto por colesterol total e suas frações HDL, LDL e VLDL.  O exame serve para analisar se os níveis de triglicerídeos estão acima do valor de referência de 150ml/dL em jejum, pois isso está atrelado à formação da placa de gordura nos vasos do coração, podendo acarretar doenças cardiovasculares. 

EXAME DE SANGUE DE GLICEMIA

 O exame de glicemia requer que o paciente esteja em jejum para que seja possível dosar a glicose no sangue. Os resultados podem ser:

·         Normal: inferior a 99 mg/dL;

·         Pré-diabetes: entre 100 e 125 mg/dL;

·         Diabetes: superior a 126 mg/dL.

EXAME DE SANGUE DE ÁCIDO ÚRICO

 O exame serve para analisar os níveis de ácido úrico presentes no sangue que podem representar gota ou cálculo renal.

EXAME DE SANGUE DE URÉIA

 O exame avalia a função dos rins e acompanha a eficácia do tratamento de diálise ou doenças renais.

EXAME DE SANGUE DE CREATINA

 O exame calcula a quantidade de creatina, que é uma proteína produzida naturalmente no organismo, presente no sangue. A creatina atua como fonte de energia para os músculos.

EXAME DE SANGUE DE PSA

 O exame de PSA calcula o nível da substância produzida pela próstata. O exame não diagnostica o câncer, mas auxilia para saber se o nível está alto ou baixo. É um exame indicado para homens acima de 50 anos.

COMO SABER O TIPO SANGUÍNEO NO EXAME DE SANGUE?

Através de um exame laboratorial é possível identificar a classificação do tipo sanguíneo de um paciente, de acordo com a categoria de aglutininas e aglutinogênios presentes no plasma sanguíneo.

*Fonte Dasa

Nos sites dos laboratórios Dasa e HapVida não localizamos as indicações dos principais exames realizados para checkup, eles não possuem um produtos  e/ou serviço encapsulado para este fim, diferentemente dos laboratórios citados anteriormente.

Nós do DocHealth estamos trabalhando para construir o nosso corpo de responsáveis técnicos, para que em breve você mesmo possa ter acesso a uma protocolo de exames que irá auxiliá-lo no diagnóstico e tratamento de sua saúde.

Assim como existem protocolos de exames para checkup de homens e mulheres para faixas etárias diferentes, existem protocolos diferenciados para investigações diferenciadas:

>>> Protocolo de exames para queda de cabelos em homens e mulheres;

>>> Protocolo de exames para controle ginecológico e hormonal;

>>> Protocolo de exames para renais crônicos, entre outros.

Hoje você dá um Dr. Google para pesquisar sobre exames médicos laboratoriais e não tem certeza sobre a segurança e origem das informações, em breve você terá essas informações disponíveis em nosso app, validadas por um corpo técnico multidisciplinar – o nosso selo DocHealth.

Além de em breve poder monitorar uma série de indicadores de saúde que às vezes até sem saber você já guarda em seu celular.

DocHealth sua saúde na palma da sua mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos recentes

VER TODOS