< Voltar

Medicina parceira – Juntos somos mais

Por Gisele Késsia

Agora que já conhecemos os outros 4 Ps da Medicina, bora falar do 5 P?

Na Medicina Parceira, temos o médico, o paciente e a tecnologia como aliados – parceiros da saúde. O médico não é mais o todo poderoso Senhor, dono absoluto das verdades.

Ele sabiamente deve realizar a escuta com maior zelo, pois o paciente do século 21 tem muito mais acesso à informação e  na maioria das vezes também se conhece muito melhor do que os pacientes dos séculos passados.

A tecnologia permite armazenar infinidade de dados dos pacientes, assim como, diagnósticos e melhores práticas, tornando o médico um amigo e curador de dados. Alguém capacitado, que deverá “traduzir” tudo, separando o que é útil do que não tem relevância.

Os dados podem ser de: sono, passos, pressão arterial, alergias, históricos médicos e tantos outros, que antes eram anotados em papéis ou em softwares exclusivos para uso dos hospitais e/ou clínicas, hoje estão disponíveis a um toque da mão e ditam o tal do Open Health onde os dados pertencem ao paciente e não mais as organizações de saúde..

O desafio é interpretar estes dados e interpretando-os, direcionar o paciente para o tratamento personalizado que já falamos aqui neste blog.

Neste cenário sai de cena o médico paternalista, aquele que muitas vezes se senta em uma cadeira mais alta a fim de  “impor respeito”, para dar lugar ao médico parceiro.

A inteligência artificial entra em cena e torna-se parceira dos médicos e pacientes, fazendo triagens e pré-diagnósticos que diminuem o tempo do atendimento burocrático ao paciente.

No livro Medicina do Amanhã do Dr. Pedro Schestatsky vocês se aprofundam em sua visão sobre a Medicina Parceira e como ela pode mudar a forma como a sociedade se relaciona com a sua saúde.

Nós do DocHealth temos dado passos para que a tecnologia seja uma poderosa aliada de pacientes e profissionais de saúde. Nosso aplicativo que está disponível tanto na App Stor, quanto na Google Play permite que você tenha todas as suas informações de saúde  reunidas em um único local e também permite pré-diagnósticos, informando apenas alguns sintomas.

Você no comando da sua saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos recentes

VER TODOS